Sábado é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A doença é uma das mais comuns no Brasil, normalmente causada pelo excesso de exposição solar. Como estratégia de prevenção, cinco cidades do Rio Grande do Sul terão pontos de atemdimentos gratuitos no sábado.
Em Santa Maria serão 100 atendimentos feito por profissionais voluntários, no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário de Santa Maria, entre as 9h e 15h. Os pacientes que tiverem suspeita de câncer serão encaminhados para exames e, se tiverem a doença confirmada, terão tratamento gratuito. Informações pelo (55) 3220-8544.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) há uma estimativa de 182 mil novos casos que devem ser registrados neste ano no Brasil. O Rio Grande do Sul é o estado que lidera a estimativa para este ano, já que registra um número de casos maior do que a média nacional. Por isso, além das avaliações, os profissionais darão orientações sobre a doença e a prevenção e falarão da importância do uso diário do protetor solar. No ano passado a taxa nacional foi de 12,74%, enquanto Santa Maria teve o percentual de 16,85%.